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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

B1: TRABALHO SOBRE A ORALIDADE - VANTAGENS DA PRÉ-ESCUTA. PROPOSTA DE ACTIVIDADE (COMPREENSÃO/EXPRESSÃO ORAL)

DOSSIÊ 2
B. APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTO SOBRE CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
B.1: O TRABALHO SOBRE ORALIDADE: VANTAGENS DA PRÉ-ESCUTA

PROPOSTA DE TRABALHO:
1.       TEXTO SELECCIONADO: EXCERTO DO ENUNCIADO ORAL “Conversas de Família”, in O Peixe Azul, Margarida Fonseca Santos (excerto presente no C.D. do manual Palavras a Fio, 7º ano. Trata-se das primeiras páginas de um livro de aventuras).

2.       O texto seleccionado é bastante interessante e as razões que presidiram à sua escolha prendem-se com diversos critérios:
a)      Tema, níveis de língua e escolha lexical – O tema do conflito de gerações permite aqui evidenciar os diferentes níveis de língua e o vocabulário especifico inerente, utilizados pela personagem avô e pelos jovens adolescentes, seus netos, bem como compreender a rentabilidade discursiva destes ao serviço do tema enunciado, agravando o possível fosso entre as personagens, ou, pelo contrário, aproximando-as, quando dessa ferramenta discursiva se apropriam, como forma de esbater essa mesma barreira, criando cumplicidade entre ambos;
b)      Tipologia textualTexto narrativo com diálogo predominante. O próprio título “Conversas em família” aponta para a existência de diálogo, o que, aliás, poderá ser confirmado, posteriormente, em presença do texto transcrito, pela simples observação da sua mancha gráfica.
    Os alunos serão convidados a reflectir e observar as marcas da oralidade              (construções frásicas, entoação transmissora da intenção, sentimentos das personagens, etc.) presentes neste diálogo e que contribuem para a sua verosimilhança, bem como a  pertinência do diálogo, como forma de dar mais vivacidade ao texto narrativo.
De facto, para que a história pareça verdadeira, a linguagem utilizada por cada personagem deve ser adequada à sua idade, à sua maneira de ser, à época em que vive e ao local em que se encontra;
 (conteúdos: modos de representação do discurso; níveis de língua; sinonímia)
c)       Possibilidade de articulação com conteúdos CEL : Estudo do discurso directo e indirecto; tipos e formas de frases (utilizados conforme a intenção comunicativa (dar informações, perguntar, exprimir sentimentos, ordenar ou pedir algo)
d)      Estudo da pontuação, em particular da pertinência e diferentes utilizações das reticências, indicando atrapalhação e hesitação do emissor.

A – Compreensão oral


3.       Grelha de registo a ser distribuída antes da escuta do texto
(O docente poderá e deverá fazer uso das ferramentas pedagógico - didácticas disponibilizadas pela Escola virtual (www.escolavirtual.pt ) para este efeito, pois o seu suporte audiovisual funciona como elemento motivador, gerador de aprendizagens significativas na sala de aula) :

1 - Assinala com uma cruz as respostas correctas.
1.       As personagens deste texto são…
a)      A avó do narrador
b)      O Avô do narrador
c)       A prima da Joana
d)      A professora da Joana
e)      Um jovem do sexo masculino
f)       A Joana

2.       As personagens deste texto…
a)      Têm todas a mesma idade
b)      Têm idades diferentes
c)       São todas do mesmo sexo
d)      Têm sexos diferentes

3.       Por essa razão…
a)      Utilizam o mesmo vocabulário e o mesmo nível de língua
b)      Utilizam níveis de língua diferentes e o mesmo vocabulário
c)       Empregam vocabulário e níveis de língua  ajustados ao seu nível etário

4.       A acção desenrola-se …
a)      Num belo dia de Primavera
b)      Numa noite de Inverno
c)       Num dia de temporal
d)      Numa noite de Verão
    
5.       A acção passa-se …
a)      Na escola da Joana
b)      No cinema
c)       Em casa
d)      No jardim

6.       Neste texto…
a)      Não há qualquer diálogo entre personagens
b)      Fica claro o monólogo da Joana
c)       As personagens conversavam calmamente
d)      A certo momento da conversa, algo provocou um aceso diálogo entre avô e neto
e)      Há apenas narração e descrição.

2.       Identifica agora os argumentos do Avô (A) e os argumentos do neto (N):
a)      Ninguém pensa assim …..
b)      Atrapalha a vida de todos ….
c)       A Joana quer sempre sair ….
d)       Ela sai mesmo sem autorização …..
e)      O neto não sai para lhe fazer companhia …..
f)       O neto não sai porque não gosta de ir a discotecas …..

3.       Selecciona a resposta correcta:
Com a chegada da Joana, um dos dois interlocutores  ganha um aliado. Qual deles?

a)      O neto, pois, tal como ele, a irmã não aceita a possibilidade de o avô não ir com eles de férias.
b)      O avô, pois a Joana deixa bem claro que não tem paciência para fazer companhia ao avô e quer divertir-se com os seus amigos durante as férias.
     4.Como se sentiu o avô no final da conversa?

a)      Derrotado, mas aliviado
b)      Triste e humilhado
c)       Vitorioso e arrogante
d)      Indiferente e aborrecido

5.      Responde indicando se estas afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):

Nesta conversa familiar…

a)      Não há cortes, nem hesitações no diálogo.        …..
b)      Há interrupções e hesitações enquanto as personagens falam.   …..
c)       A linguagem é adequada ao contexto de comunicação.   ….
d)      O vocabulário é totalmente inapropriado a esta situação.   …..





B – Expressão Oral - Actividade
Objectivo desta actividade: Trabalhar as competências que permitem estabelecer um contacto com os outros.
Na reflexão final, há dois aspectos que devem merecer uma atenção particular:
-  A necessidade de adequação do discurso à situação (tipo de relação social que o falante mantém com o seu interlocutor, conversa informal, situação de diálogo ou de exposição);
- Uso correcto de diferentes formas de tratamento (refira-se particularmente ao emprego dos pronomes de tratamento da 2ª pessoa: tu, você e o senhor/a senhora)
(* Ainda a propósito do diálogo sugere-se a realização da actividade proposta na Transparência 1)

1. Recorda o que a Joana disse quando soube que o avô não tencionava ir de férias com o resto da família.
    « - Era só o que me faltava! Ó avô, passaste-te?
      - Passei-me …?» (linhas 81-83)
2. Quando falas com alguém, é fundamental que adaptes a tua linguagem à situação. O jogo  (JEUX DE RÔLE) que  a seguir te propomos consiste na improvisação de três diálogos:
          Situação:
       Estás na rua, longe de casa, e verificas que perdeste dinheiro para o autocarro. Precisas de telefonar aos teus pais, mas não tens telemóvel. Só te resta pedir a alguém para te deixar fazer uma chamada. A quem?
·         Ao pai de um colega de turma que mora em frente à paragem do autocarro;
·         À senhora que está na paragem do autocarro e que acaba de falar ao telemóvel;
·         A um rapaz da tua idade que vai a passar.

Passos a seguir:
Dois alunos improvisam cada diálogo, os restantes alunos observam as improvisações.

DISCUSSÃO COLECTIVA SOBRE :

- A forma como cada diálogo foi iniciado;
-A linguagem utilizada;
- A correcção na forma de tratamento;
- A atitude, o gesto, o olhar;
- As regras consideradas importantes para estabelecer um contacto com os outros



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