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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Princípio da Progressão. Proposta de actividades de Compreensão/ expressão oral (2º e 3ºCiclos)

DOSSIÊ 2 - TRABALHO SOBRE O PROGRAMA  (NPPEB 2010/2011)

Grupo de Trabalho: Professoras Benilde Fidalgo, Filomena Ferrinho e Rogélia Proença
Agrupamento de Escolas de Tortosendo
A5: O PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
·         Construir uma actividade para o desenvolvimento dos desempenhos enunciados (NPPEB - Expressão Oral 2ºCiclo, vf. p. 81 ), em que cada um destes desempenhos seja trabalhado e a progressão e a complexificação seja visível na sequência das tarefas propostas.

ACTIVIDADE A – 6º ANO (2ºCICLO):

ACTIVIDADE ATRAVÉS DA ESCOLA VIRTUAL  (suporte audiovisual)

·         Depois de teres ouvido e visto a animação da Fábula de La Fontaine, “A tartaruga e os dois Patos” que te propomos, reflecte sobre a sua moralidade (Lição de vida).

1.       Emite a tua opinião sobre a mesma, referindo se concordas com o provérbio “Pela boca morre o peixe”, justificando de forma convincente os teus argumentos.
 Para isso, deverás caracterizar psicologicamente a Tartaruga, referindo ainda qual julgas ter sido o seu erro. (Aqui te deixamos algumas pistas para apoiar a tua argumentação: Tagarelice, ambição desmedida, curiosidade vã, não se contentar com a sua condição, vontade de viajar…)
2.       Recorda, agora, a lenda de Sísifo de que se fala na obra Ulisses de Maria Alberta Menéres, que leste recentemente na aula de P.N.L. e estabelece uma ligação entre esta e a Fábula que ouviste, quanto à consequência de ambas as personagens para os seus actos.
3.       Conheces algum caso da realidade em que o Sonho (Esperança) demasiado ambicioso tenha levado a um desfecho menos positivo?
Apresenta-o, justificando, sempre o teu ponto de vista.

Expressão Oral - Descritores de desempenho (2ºciclo):
- Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas gramaticais correntes (ex: controlo de concordâncias sujeito – verbo; sujeito – predicativo do sujeito; adequação de tempos verbais e expressões adverbiais de tempo; pronominalizações) e algumas estruturas complexas (uso adequado de conectores frásicos e marcadores discursivos que facilitem a compreensão por parte da audiência);
- Produzir textos orais (ex: apresentação de trabalho de pesquisa, de conclusões de um debate, de formulação de um pedido, protesto…):
 - Combinar com coerência uma sequência de enunciados;
- Distinguir com clareza uma introdução e um fecho;
-Exprimir o(s) conhecimento(s), emitir opiniões, construir uma argumentação, através de um discurso convincente e com alguma complexidade (ex: breve exposição de razões e justificações para uma opinião ou atitude ou para suscitar a  adesão a uma ideia/ projecto).
ACTIVIDADE PARA O 3º CICLO (8º ANO)
(Compreensão /Expressão Oral)
   Visionamento do filme O Clube dos Poetas Mortos (1989, Peter Weir), seguido de discussão e debate orientado (“Brainstorming/tempestade de ideias), em que os discentes deverão construir a sua argumentação de forma convincente, emitir opiniões e justificá-las, fazendo o uso adequado dos marcadores discursivos e conectores frásicos que contribuirão para  a pertinência, eficácia e rentabilidade argumentativa do seu discurso.
    A sala será arrumada em “U” e serão dados aos alunos provérbios, aforismos e citações sobre o Sonho e a Esperança, em perspectiva eufórica e disfórica, que deverão orientar as suas intervenções no debate que se seguirá ao visionamento do filme.
1.       Atenta na citação ou provérbio que te foi dado para assumires um ponto de vista crítico em relação ao filme que acabaste de visionar. 
(ex: «Nada acontece que antes não tenha sido um sonho», Carl Sandberg; «Quem ao mais alto quer subir, ao mais baixo vem cair»; «O Sonho é um rascunho que queremos ver passado a limpo»)
2.       Por vezes sonhamos e ambicionamos algo e lutamos avidamente pela sua concretização, mas nem sempre a realidade está preparada para que esse nosso Ideal se concretize. Há múltiplos factores (internos e externos) que podem facilitar ou impedir a realização  do nosso sonho.
Isto mesmo acontece com duas personagens do filme (O professor Keating e o aluno Neil que quis ser actor).
Concordas com esta afirmação? Em que medida?
3.       Comenta o filme à luz do provérbio/ citação recebido, defendendo e ilustrando a sua moralidade.
(Deverás fazer uso das palavras e expressões essenciais à coerência do teu ponto de vista, tais como, por exemplo: Em primeiro lugar, a meu ver; com efeito, na verdade, ou melhor, ou seja, em resumo, em suma, admitindo que, porventura, porém, contrariamente, logo, pois, portanto, (vf ficha “Conectores/organizadores do discurso).
4.       “Pelo sonho é que vamos”, Sebastião da Gama.
Pesquisa casos reais que justifiquem a afirmação  acima enunciada e relaciona-os com o filme.
(N.B: Para saberes mais sobre este tema, poderás ainda pesquisar as Biografias de Martin Luther King, Nelson Mandela, Leonardo da Vinci, Hellen Keller, Xanana Gusmão ou Gandhi).
5. O tema do Sonho tem sido também sobejamente tratado na literatura nacional. Recorda alguns textos que já tenhas lido sobre esta temática (ex: A Estrela, Vergílio Ferreira; Abyssus, Abyssum , Trindade Coelho) e estabelece pontos comuns e divergentes entre eles e o filme.

N.B: Destaque-se a rentabilidade do uso das conjunções subordinativas e coordenativas (CEL), conectores frásicos e marcadores discursivas, numa perspectiva comunicativa da operacionalização destes conteúdos CEL, em contexto de produção oral.

Vf. Resultados esperados para o final do 2º ciclo     (Compreensão do oral p.75; Expressão oral p.76 e CEL p. 77)
COMPREENSÃO/EXPRESSÃO ORAL
DESCRITORES DE DESEMPENHO:
Falar para construir e expressar conhecimento:
* Planificar  o uso da palavra em função da análise da situação, das intenções de comunicação específicas e das características da audiência visada;
* Produzir enunciados orais, de diferentes tipos, adaptados às situações e finalidades de comunicação:
-Fazer apreciações críticas;
-apresentar e defender ideias, comportamentos e valores;
-argumentar/convencer os interlocutores;
* Usar a palavra com fluência e correcção, utilizando recursos verbais e não verbais de comum grau de complexidade adequado às situações de comunicação.
* Utilizar informação pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes.
Conhecimento Explícito da Língua:
·         Plano sintáctico:
- Distinguir processos sintácticos de articulação entre frases complexa
(Notas: Actividades de identificação de diferentes frases.
Construção de frases complexas, por coordenação e subordinação,…)
·         Plano das Classes de Palavras:
  - Sistematizar
 propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras.
·         Plano Discursivo e Textual:
- Deduzir informação não explicitada nos enunciados, recorrendo a processos interpretativos inferenciais;
- Reconhecer propriedades configuradoras da textualidade: - coerência textual; - referência e coesão textual


REFLEXÃO
    «Subjacente às orientações de gestão das orientações programáticas relativas às competências do oral está o princípio da progressão, quer pela articulação vertical dos descritores de desempenho, quer pela articulação horizontal entre as diferentes competências, atendendo que os mesmos conteúdos são considerados nas diversas competências específicas do português.

     No que se refere às opções metodológicas inerentes ao novo programa, é de notar que o português oral se afirma como um domínio rigorosamente programado de conteúdos, além de ser entendido como língua de trabalho (p.109).
     Em relação à estruturação das actividades no âmbito das competências do oral, são definidas três fases, quer para a compreensão do oral (pré-escuta/visionamento; escuta; pós-escuta), quer para a expressão oral (planificação; execução; revisão).
     A utilização dos recursos das TIC é apresentada como uma oportunidade favorável ao desenvolvimento de actividades no domínio do oral, permitindo aos alunos o contacto com uma variedade de discursos e de textos orais e multimodais.
     O novo programa desperta para a necessidade de consideração dos critérios a respeitar aquando da constituição do corpus textual por parte do professor, devendo ter este em conta os seguintes aspectos: representatividade e qualidade dos textos; integridade dos textos; progressão e diversidade.
      Em relação às produções orais dos próprios alunos, estas deverão constituir objecto de análise e estudo, tendo em vista a melhoria dos seus resultados.

     O programa apesar de salientar a importância do desenvolvimento de actividades no âmbito da oralidade, realça que o trabalho na sala de aula deve promover um desenvolvimento integrado de todas as competências, daí que as actividades planificadas com o objectivo de desenvolver uma competência específica devem coexistir com actividades onde as diferentes competências são trabalhadas de forma integrada.»

in http://odiliamachado.logspot.com/2010/02/trabalho-de-estudo-pessoal-1-modulo-de.html

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