Roteiro de Trabalho – Dossiê 2
B. Aprofundamento de Conhecimento sobre cada uma das Competências Específicas
B2. Escrita
- Entende-se por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e translinguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto).
1. Esta concepção de escrita, como resultado de um processo, para o qual são convocados vários subprocessos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto) corresponde, efectivamente, à nossa prática docente.
Temos valorizado todas estas fases de produção escrita, valorizando, inclusivamente, o processo de divulgação dos textos escritos (mais criativos, mais ricos a nível lexical ou mais originais e/ou seleccionando textos de alunos, com mais dificuldades, dependendo do objectivo pedagógico) através dos Blogues e das publicações no jornal escolar “O Recreio”.
2. Para o plano da produção escrita são dados aos alunos guiões de escrita por tópicos: centrados no tema, na estruturação do texto, bem como na tipologia textual e suas coordenadas textuais e situacionais (destinatário, meio de registo, etc) e, tratando-se de um plano de texto narrativo, orientam-se os alunos a planificar conscientemente as categorias da narrativa que o integrem (tempo, espaço, número de personagens, peripécias).
São propostos também vários exercícios de produção escrita, treinando as técnicas para apropriação de técnicas e modelos, partindo do texto literário. A título exemplificativo, e após o estudo do conto “Abyssus Abyssum” da obra Os Meus Amores, Trindade Coelho, foi sugerido aos alunos a realização de uma entrevista à mãe dos meninos (3ºciclo).
Já aquando do estudo da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar (2ºciclo), e por ocasião do estudo da carta, bem como da comemoração da semana dos afectos e dia de S.Valentin, foi pedido aos alunos que escrevessem cartas de amor/amizade, devendo os alunos assumir a posição do Rapaz e as raparigas assumir a posição da Menina do Mar na sua redacção. Esta actividade foi muito apreciada como se poderá ler no Blogue (www.palavrasandarilhas.blogpot.com)
3. O processo de reformulação do texto e reescrita passa pela correcção ao nível formal e de conteúdo - aperfeiçoamento do texto proposto pelo professor, em contexto de sala de aula ou como trabalho de casa. O texto é melhorado após a correcção feita pelo professor que sugere alterações e exercícios concretos e individualizados conforme o tipo de erro apresentado (ortografia, sintaxe, ideias, desenvolvimento/enriquecimento do tema).
4. Depois do texto corrigido, tratando-se de uma narração, o aluno pode aumentar os momentos de descrição, utilizar o diálogo, recorrer a novas personagens e à sua caracterização física e psicológica, bem como a novas peripécias.
Apresentação da actividade
Com esta actividade organizada em 5 etapas, como a seguir se apresenta, pretende-se que os alunos produzam uma nova versão do conto “Abyssus Abyssum”, Trindade Coelho. Por se tratar de uma narrativa com um desenlace trágico, propõe-se aos alunos que imaginem um desfecho diferente para a aventura dos dois irmãos. Para tal, o seu ponto de partida será o momento da acção em que eles saem de casa e correm para o barco.
Esta actividade permite uma tomada de consciência da diversidade de textos que podem ser produzidos, mas também de que cada texto é passível de múltiplas reescritas. Depois de corrigidos e aperfeiçoados podem ser partilhados com outras turmas, através de pequenas antologias ou publicação nos blogues de turma e/ou Biblioteca.
Descritores de desempenho
Escrever para construir e expressar conhecimento(s)
- Utilizar, com autonomia, estratégias de preparação e de planificação da escrita de textos.
- Seleccionar tipos e formatos de textos adequados a intencionalidades e contextos específicos:
- narrativos (reais ou ficcionais).
- Redigir textos coerentes, seleccionando registos e recursos verbais adequados:
- ordenar e hierarquizar a informação tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto;
- dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenções tipológicas e (orto)gráficas estabelecidas;
- diversificar o vocabulário e as estruturas utilizadas nos textos, com recurso ao português-padrão.
Escrever em termos pessoais e criativos
- Explorar a criação de novas configurações textuais, mobilizando a reflexão sobre os textos e sobre as suas especificidades.
Conteúdos
Para realizar esta actividade, pressupõe-se que os alunos mobilizem e desenvolvam conhecimentos sobre o texto narrativo e sobre aspectos de coesão textual:
- plano do texto;
- sequência narrativa: situação incial, complicação, acção/peripécias, resolução, situação final, moral;
- categorias da narrativa: espaço, tempo, personagens, acção, narrador;
- processos de caracterização das personagens;
- coerência textual;
- marcadores discursivos/conectores relevantes para expressar a sequência dos acontecimentos;
- normas básicas de coesão temporo-aspectual.
- Para vos orientar, na actividade proposta, sigam o quadro que vos apresentamos:
No conto Abussus Abyssum… No conto que vais escrever…
Personagens |
| * Que outras personagens podem protagonizar a história?
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Ambiente |
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Acção |
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Final |
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Moral da história |
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Produção da história
Antes de iniciar a produção do texto, é fundamental proceder-se à análise dos dados registados por cada aluno, apreciando a coerência das propostas de reescrita e a sua adequação à finalidade visada. No decurso da produção, o professor terá de ajustar a sua intervenção às necessidades dos alunos: um controlo excessivo pode inibir ou condicionar o desenvolvimento das opções tomadas; uma ausência de resposta a obstáculos específicos pode comprometer a realização da actividade.
- Com base nas informações que registaram, escrevam agora a versão da história.
Apreciação e aperfeiçoamento dos textos produzidos
Dada a natureza da actividade solicitada aos alunos, é importante que a revisão incida sobre questões relativas à adequação comunicativa e à coerência textual. Nesse sentido, propõe-se um conjunto de questões a partir das quais os alunos começarão por analisar o modo com construíram e organizaram a narrativa.
Para que a leitura seja mais atenta e exigente, pede-se que os alunos identifiquem quer os aspectos mais positivos, quer aqueles que necessitam de ser revistos. Propõe-se também que procedam ao registo de propostas concretas para aperfeiçoamento do texto. Os alunos são, assim, implicados na discussão e testagem de hipóteses que lhes permitem mobilizar e aprofundar conhecimentos linguísticos e discursivo-textuais. Sempre que necessário o professor pode posicionar-se quanto à validade dessas hipóteses explicando por que razões são ou não ajustadas.
- Com a ajuda de um outro par, releiam agora o vosso texto de modo a identificarem os aspectos apreciados de forma mais positiva e os aspectos que podem ser melhorados. Discutam alternativas para resolver os problemas identificados. Orientem a vossa discussão a partir das seguintes questões:
- A história foi escrita de maneira a interessar os leitores? O final é suficientemente interessante para ficar na memória de quem ler?
- Foram incluídas as informações necessárias para os leitores perceberem o que se passa, mas sem se perderem em pormenores desnecessários?
- Os diferentes momentos da história foram devidamente organizados (por ordem cronológica ou outra que permita um efeito de surpresa)?
- Foram incluídos elementos suficientes para recriar o ambiente e para alcançar os efeitos pretendidos?
- As personagens foram caracterizadas de modo a que os leitores as vejam com simpatia ou com antipatia?
- O diálogo e as atitudes das personagens permitem concretizar o que acontece na história?
- Foram feitos parágrafos para organizar os diferentes momentos da história?
- Os tempos verbais utilizados permitem mostrar a sequência dos acontecimentos?
- O vocabulário utilizado é adequado ao tipo de história que inventaste?
- As regras do diálogo foram respeitadas?
- Os sinais de pontuação são adequados?
- Foi utilizado o corrector ortográfico do computador ou o dicionário para fazer a revisão do texto?
- Registem as conclusões a que chegaram:
Aspectos apreciados de forma mais positiva | Aspectos a melhorar | Sugestões para resolver os problemas identificados |
- Reescrevam o vosso texto com base nas sugestões registadas.
Divulgação dos escritos produzidos
Depois de corrigidos e aperfeiçoados os textos/contos podem ser partilhados com outras turmas, colocados nos blogues ou publicados no jornal escolar.
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