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quarta-feira, 11 de maio de 2011

B6: LEITURA, ESCRITA E EXPRESSÃO ORAL

 
ROTEIRO DE TRABALHO

COMPREENSÃO/EXPRESSÃO ORAL – 3ºciclo (pp. 120-1, NPPEB)
ESCUTAR PARA APRENDER E CONSTRUIR CONHECIMENTO

Descritores de desempenho:
 Utilizar procedimentos para clarificar, registar, tratar e reter informação, em função de necessidades de comunicação específicas ( -Identificar ideias-chave; tomar notas; - solicitar informação complementar; elaborar e utilizar grelhas de registo; esquematizar); (2)
 Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade: ( - formular, confrontar e verificar hipóteses acerca do conteúdo; - agir em conformidade com instruções e informações recebidas; - identificar o assunto, tema ou tópicos; - reconhecer qualidades estéticas de linguagem,…;
 Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelos discursos ouvidos;
 Planificar o uso da palavra em função da análise da situação, das intenções de comunicação específicas e das características da audiência visada (1)
ESCRITA (PP 126 -7 NPPEB)
ESCREVER PARA CONSTRUIR E EXPRESSAR CONHECIMENTO
Descritores de desempenho
 Produzir enunciados com diferentes graus de complexidade para responder com eficácia a instruções de trabalho.
 Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento de informação ouvida ou lida (1).
 Utilizar a escrita para estruturar o pensamento e sistematizar conhecimentos (2).
 Utilizar, com autonomia, estratégias de preparação (3) e de planificação da escrita de textos (4).

- desenvolver pontos de vista pessoais ou mobilizar dados recolhidos em diferentes fontes de informação (9);
- ordenar e hierarquizar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto;
- dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenções tipológicas e (orto)gráficas estabelecidas;
-diversificar o vocabulário e as estruturas utilizadas nos textos, com recurso ao português – padrão
 Utilizar, com progressiva eficácia, técnicas de reformulação social (1);
 Utilizar, com autonomia, estratégias de revisão e aperfeiçoamento de texto (2)
(preparação da escrita; escrita e pós-escrita/reformulação)
DESCRITORES DE DESEMPENHO A TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA COM OS DESCRITORES DA COMPETÊNCIA DA LEITURA ENUNCIADOS


 «Para a competência da leitura, o programa propõe o trabalho sobre desempenhos relacionados com a capacidade de se expressar acerca do texto lido, escrita ou oralmente, como "Fazer apreciações críticas sobre um texto, incidindo sobre o conteúdo e sobre a linguagem" ou "Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literário" (pp. 86-87 NPPEB – 2ºciclo) ("Ler para apreciar textos variados"; "Ler textos literários" pp. 124-5 – NPPEB, 3ºciclo).

Estes desempenhos implicam que o aluno seja capaz de compreender e de devolver o que compreende, posicionando-se emotiva e criticamente.
1. Em contexto de sala de aula, quando se trata da promoção da competência leitora e tendo em consideração os vários níveis de compreensão leitora inerentes à diversidade de ritmos e especificidade dos alunos da turma, os desempenhos supra-enunciados devem ser treinados de forma orientada pelo docente, para que, progressivamente, se autonomizem e dominem com almejada facilidade.

(…) É preferível que seja dado tempo e orientação específica ao aluno para que tome notas sobre o que pensa e sobre a forma como o vai expressar. Dependendo do fragmento a comentar ou do aprofundamento pretendido, assim deve ser o tempo dado para preparar uma resposta escrita – planeada - ou para usar a escrita (tomada de notas) como preparação para uma resposta oral.»  
O docente não poderá nunca partir da assunção a priori da compreensão imediata do texto literário ou não literário lido (ou ouvido), pois, evidentemente, os discentes carecem do tempo necessário à planificação das suas intervenções críticas e apreciações estéticas do(s) texto(s) apresentado(s).
Esta planificação é tanto mais importante quanto mais se almeja à riqueza formal e de conteúdo, organização e estrutura coerente do enunciado oral ou escrito a produzir.
Sublinhe-se, ainda, a necessidade de diversificação de estratégias promotoras da compreensão leitora, tendo em conta os diferentes tipos de inteligência dos alunos e/ou as suas dificuldades previamente diagnosticadas e constantes do PCT.
 2. COMPETÊNCIA DA LEITURA
A) LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS
Descritores de desempenho * Expressar de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciações críticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes;
B) LER TEXTOS LITERÁRIOS
Descritores de desempenho Exprimir opiniões e problematizar sentidos, como reacção pessoal à audição ou leitura de uma obra integral;