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segunda-feira, 9 de maio de 2011

B8. Dimensões da leitura e diversificação de leituras

Roteiro de Trabalho – Dossiê 2
B. Aprofundamento de Conhecimento sobre cada uma das Competências Específicas
B8. Dimensões da leitura e diversificação de leituras
 1. Descritores de desempenho / 2. Actividade (actividades diferentes para cada dimensão da leitura)


Dimensões

Descritor de Desempenho

Actividade
Técnica

Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, seleccionar, avaliar e organizar a informação. (pág.123)

·        Pesquisa em diferentes fontes de informação sobre a vida e obra do autor (biografia e bibliografia).
Conhecimento

Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a intenção do autor. (pág.123)

· Leitura de textos informativos e científicos.(Aplicação de Testes Intermédios e Provas de Exame - 9ºano – contendo textos de manuais de Geografia e História, por ex.)

Fruição estética
Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extensão e complexidade dos livros e outros materiais que selecciona. (pág.124)

·        Contrato de leitura
(apresentação de 3 livros por trimestre – leitura autónoma e recreativa)
·        Clubes de Leitores (BE)


3.  «No NPPEB a leitura é uma competência perspectivada nas suas múltiplas
dimensões: como técnica, como conhecimento e como fruição estética. Por um
lado, há uma dimensão objectiva do trabalho sobre a leitura, que inclui as
estratégias de leitura que o aluno deve dominar e utilizar de forma cada vez
mais autónoma e adequada ao objectivo de leitura, bem como o conhecimento
sobre os textos – literários e não-literários, que os alunos devem mobilizar para
poderem compreender e falar do que lêem. Por outro lado, há uma dimensão
subjectiva, que apela à fruição do texto como experiência de crescimento
pessoal.»

Proposta
  «Discutir as vantagens e desvantagens de trabalhar todas as
dimensões da competência de leitura a partir de um mesmo texto,
considerando que o Programa preconiza oportunidades de
aprendizagem variadas, o contacto com uma grande variedade de
textos de tipos e temas distintos, a leitura com objectivos distintos e
percursos diversificados de leitura. (Páginas 147-148).»

   (TESE) Atendendo a que se pretende, de acordo com a filosofia dos NPPEB, que os discentes contactem com distintos  tipos de textos de temática variada, seguindo percursos de leitura igualmente diversificados, de acordo com os objectivos que presidem a essas mesmas estratégias de leitura (nas suas dimensões técnica, conhecimento e fruição estética) consideramos altamente rentável o trabalho destas  dimensões da competência da leitura partindo de textos distintos, por forma a diversificar o contacto com essa mesma tipologia textual diferenciada e enriquecimento cultural e pessoal.

   Desta forma, consideramos ficar mais claro para os alunos a dimensão objectiva do trabalho sobre a leitura, na sua dimensão técnica e como fonte de conhecimento (através do texto não literário) e a dimensão mais subjectiva, promovendo a leitura como experiência estética e fonte de crescimento pessoal, através do contacto e análise do texto literário.

(ANTÍTESE) Proposta de uma mesma actividade para trabalhar as várias dimensões da leitura:
                       - Leitura e análise de uma BIOGRAFIA, permitindo o tratamento evidenciado das três dimensões da leitura (técnica, conhecimento – contexto histórico - social, fruição estética) numa mesma aula, desenvolvendo a competência da leitura.
                            * Escolha de apresentação de uma BIOGRAFIA (Expresso. Gandhi, Mandela, JFK, Fernando Pessoa, Martin Luther King,…).

VANTAGEM: Economia de textos e tempo para o desenvolvimento da competência da leitura nas suas três dimensões
DESVANTAGEM: Empobrecimento do conhecimento de textos de temática e de tipologia diferenciada.

OUTRO EXEMPLO de actividade: Apresentação de um romance histórico (Exs: Literatura portuguesa - O Códex 632, José Rodrigues dos Santos - Viagem de Cristóvão Colombo à América; Literatura universal: Os Pilares da Terra, ken Follet – Idade Média em Inglaterra).



Para saber mais:
Exemplos de propostas de análise de diferentes tipos de texto (poesia, dramático e argumentativo)


SÍNTESE J:

Após a apresentação dos trabalhos referentes ao texto em causa (vide link), a partir da partilha de práticas, e considerando as diferentes fases que o processo da leitura deverá comportar (pré-leitura, leitura e pós-leitura), foi possível verificar que, por vezes, nós, os professores, nem sempre estamos despertos para a importância da preparação do momento anterior à leitura (pré-leitura), nem para a necessidade de diversificação de experiências de leitura.
     Assim, apresentam-se como imperativos:
     - a pluralidade de experiências para motivar para a leitura;
     - a necessidade de definição de objectivos precisos que orientem a leitura dos alunos;
     - a organização de actividades de leitura que compreendam as três etapas fundamentais: pré-leitura; leitura; pós-leitura.
    - a diversificação da tipologia textual (sublinhe-se texto:  literário e não literário) proposta aos alunos de acordo com o objectivo que preside a essa tarefa de leitura.


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