Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

B7. Perfis de leitores e projecto de leitura para a turma

Roteiro de Trabalho – Dossiê 2
B. Aprofundamento de Conhecimento sobre cada uma das Competências Específicas
B7. Perfis de leitores e projecto de leitura para a turma
  • Ler é compreender, contudo nem sempre é uma tarefa fácil. Para nos tornarmos bons leitores devemos aplicar estratégias de leitura que nos permitirão progressivamente melhor compreender o texto literário ou não literário lido. O desenvolvimento da competência leitora deverá, pois, evoluir lentamente, como resultado da prática continuada de leitura e de actividades escolares afins.
  1. Para definirmos um plano de leituras partimos da diagnose de dificuldades da turma, feita no início do ano lectivo, através de um Questionário de Leitura e da Caracterização da Turma constante no Projecto Curricular de Turma. Por exemplo, no oitavo ano, e por se tratar de uma faixa etária, com interesses e comportamentos muito variados e à descoberta de si, podem ser abordadas leituras como: Dietas e Borbulhas, O Álbum de Clara, A Ana passou-se!, A Sara mudou de visual, Parabéns, Rita!, entre outros da Colecção Profissão Adolescente, de Maria Teresa Maia Gonzalez; Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez; Herdeiros da Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez; Diário de Adrian Mole, de Sue Towensend;  Uma Questão de Cor, de Ana Saldanha…
A este propósito leia-se:
      «Ainda em relação ao corpus textual, o novo programa enumera os critérios que deverão ser considerados por cada professor, afirmando-se este como agente do desenvolvimento curricular também pela selecção de textos, quer literários e paraliterários, quer não literários, embora não deva deixar de ter como referência os textos integrados no Plano Nacional de Leitura. (PNL).
     Atendendo que o programa veicula a relação da aprendizagem do Português como língua com a pretensão da elaboração de uma consciência cultural, por parte dos alunos, através da modelização de componentes culturais, assumindo particular relevância o texto literário, a assunção da identidade do professor de português como um professor culto em termos literários apresenta-se como uma recomendação e uma mais-valia à promoção da qualidade do ensino da língua.»

http://odiliamachado.blogspot.com/2010/02/reflexoes-pessoais-1-modulo-de-formacao.ht


  1. c) Interpretação de significados (explícitos, vários níveis de sentido); compreensão de linguagem figurada e dos efeitos dos recursos expressivos.

             «Estupidez (como contornar a)», in Uma Questão de Cor de Ana Saldanha


  1. Indica o tema do excerto.

  1. Faz o retrato físico e psicológico da passageira que dialoga com Nina, exemplificando as tuas afirmações com expressões do texto (indica, no mínimo, dois traços físicos e psicológicos).




  1. A atitude de Nina em relação ao primo vai sofrendo alterações ao longo do excerto. Qual a razão dessas mudanças de atitude / sentimentos?

  1. Na tua opinião, o comportamento adoptado pelos colegas de Nina e a posição assumida pelos passageiros do autocarro é aceitável?

  1. Faz o levantamento no excerto apresentado de exemplos de:



Metáfora
Múltipla Adjectivação / Uso Expressivo do Adjectivo

Ironia

Antítese










  1. O autor utiliza estes recursos expressivos, como ferramentas que atribuem maior expressividade ao texto. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua opinião.


  1. Identificar níveis de competências numa turma de um mesmo ano.

8ºC

  • Nível 1 – 4 alunos. Estes alunos provêm de um meio sociocultural desfavorecido, revelam inexistência de experiências culturais que permitam uma cabal análise contrastiva de textos e, ainda, pobreza de hábitos de leitura. Quando lêem, preferem acção (tensão), emoção (drama). Trata-se de uma leitura experiencial, vivencial. A resposta ao texto é subjectiva e não reflexiva. Exprimem-se de uma forma básica acerca do livro (aborrecido, triste, engraçado…). Um dos alunos, da turma, teve como língua materna o francês.

  • Nível 2 – 7 alunos. Os alunos são capazes de ler, compreender, interpretar e apreciar pequenos textos literários simples e são capazes de reportar a sua experiência pessoal de leitura e os seus gostos. Interessam-se por situações, acontecimentos e emoções que reconhecem. Acham que a literatura deve ser realista. Estes leitores são capazes de reconstruir a acção da história, identificar o tema e descrever as personagens.

  • Nível 3 – 4 alunos. Estes leitores, mais capazes, realizam sínteses da informação no decurso da leitura, o que revela um processo de selecção de informações essenciais que conduz a uma compreensão mais clara do texto. Para além disso, estes leitores revelam grandes capacidades de relacionamento das obras lidas com as suas experiências de vida, ao nível literário (outras obras lidas) e cultural (outras experiências artísticas) permitindo mobilizar conhecimentos e proceder à almejada intertextualidade endo e exoliterária.

Sem comentários:

Enviar um comentário