Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

B3 : CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: MOBILIZAÇÃO PARA OUTRAS COMPETÊNCIAS.

DOSSIÊ 2
B. APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTO SOBRE CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS.
B3: CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: MOBILIZAÇÃO PARA OUTRAS COMPETÊNCIAS.

PROPOSTA DE TRABALHO:

Conteúdo ou desempenho
Mobilizável para:
Relações semânticas entre palavras (homonímia, antonímia, meronímia, etc.)
Desenvolvimento de processos
inferenciais de interpretação em
contexto de leitura.
Propriedades prosódicas (intensidade, entoação, etc.)
Adequação e monitorização da entoação e da colocação da voz, em contexto de apresentação formal.
Análise morfológica de palavras (distinção entre palavras formadas por derivação e por composição).
*Aperfeiçoamento do desempenho  na 
  produção e recepção de enunciados em
  contextos de oralidade e de escrita.
Sistematização das propriedades dos pronomes pessoais átonos.
*Adequação a vários contextos
  discursivos (oralidade)
Identificação de tipologias textuais.
*Facilitar os desempenhos em contexto
  de leitura.
*Adequação a intencionalidades e
  contextos específicos (na escrita e na
  oralidade).
Distinção entre citação, paráfrase e plágio.
*Desenvolvimento de pontos de vista ou
  mobilização de dados recolhidos em
  diferentes fontes de informação, em
  contexto de escrita.
*Reconhecimento de diferenças,
  semelhanças ou a novidade entre
  textos, em contexto de leitura.
Modalidade
*Adequação  de expressões discursivas
  para introduzir observações /
  apreciações, em contexto oral.
*Reconhecimento de estratégias
  que permitem uma leitura mais
  eficiente e crítica dos diferentes
  enunciados, em contexto de leitura.



Sem comentários:

Enviar um comentário