DOSSIÊ 2
B. APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTO SOBRE CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS.
B3: CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: MOBILIZAÇÃO PARA OUTRAS COMPETÊNCIAS.
PROPOSTA DE TRABALHO:
Conteúdo ou desempenho | Mobilizável para: |
Relações semânticas entre palavras (homonímia, antonímia, meronímia, etc.) | Desenvolvimento de processos inferenciais de interpretação em contexto de leitura. |
Propriedades prosódicas (intensidade, entoação, etc.) | Adequação e monitorização da entoação e da colocação da voz, em contexto de apresentação formal. |
Análise morfológica de palavras (distinção entre palavras formadas por derivação e por composição). | *Aperfeiçoamento do desempenho na produção e recepção de enunciados em contextos de oralidade e de escrita. |
Sistematização das propriedades dos pronomes pessoais átonos. | *Adequação a vários contextos discursivos (oralidade) |
Identificação de tipologias textuais. | *Facilitar os desempenhos em contexto de leitura. *Adequação a intencionalidades e contextos específicos (na escrita e na oralidade). |
Distinção entre citação, paráfrase e plágio. | *Desenvolvimento de pontos de vista ou mobilização de dados recolhidos em diferentes fontes de informação, em contexto de escrita. *Reconhecimento de diferenças, semelhanças ou a novidade entre textos, em contexto de leitura. |
Modalidade | *Adequação de expressões discursivas para introduzir observações / apreciações, em contexto oral. *Reconhecimento de estratégias que permitem uma leitura mais eficiente e crítica dos diferentes enunciados, em contexto de leitura. |
Sem comentários:
Enviar um comentário